Tecnologia

Camera+ adiciona flash à câmera frontal do iPhone

O elogiado app de fotografia Camera+ ganhou um recurso que funciona como um flash em autorretratos feitos com a câmera frontal do iPhone

Quando instalado no iPhone e no iPad, o Camera+ sincroniza fotos entre os dois dispositivos por meio do iCloud (Divulgação)

Quando instalado no iPhone e no iPad, o Camera+ sincroniza fotos entre os dois dispositivos por meio do iCloud (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 15 de novembro de 2012 às 06h00.

São Paulo — O Camera+, que muita gente considera o melhor app para fotografia no iPhone, ganhou diversos aperfeiçoamentos nesta semana. Entre as novidades, estão um recurso que funcona como flash em fotos feitas com a câmera frontal, um nivelador de imagens e informações mais completas na tela do smartphone.

O flash para a câmera frontal é útil em autorretratos. Como se sabe, o iPhone não tem um flash de LED frontal. O truque do Camera+ é iluminar a tela do iPhone durante uma fração de segundo, no nível máximo de luminosidade, enquanto a imagem é registrada. Não se pode esperar alta qualidade de uma foto feita no escuro com um smartphone, já que o diminuto sensor desses aparelhos não aproveita bem a luz. Mas esse flash improvisado certamente melhora a situação e permite registrar imagens que, sem ele, ficariam completamente escuras.

Outra ferramenta nova facilita o nivelamento das fotos, ajudando a evitar imagens tombadas. É útil principalmente em fotos de paisagens. Ela usa o sensor de posição do iPhone para exibir uma linha horizontal (mesmo que o smartphone esteja inclinado) sobre a grade na tela. Opcionalmente, o Camera+ também passa a informar dados como sensibilidade ISO e tempo de exposição ao fotografar. É um acréscimo bem vindo para quem tem conhecimentos técnicos de fotografia.

Fora isso, o app continua oferecendo controles práticos e funcionais, efeitos que realmente aprimoram as imagens e um fluxo de trabalho que imita o da fotografia com filme. As fotos vão primeiro para uma mesa de luz virtual, para serem selecionadas e editadas. Só depois são transferidas para o rolo da câmera do iPhone. O usuário também pode, é claro, usar o aplicativo para compartilhar imagens nas redes sociais ou por e-mail.

As versões mais recentes do Camera+ são do tipo “universal”, ou seja, feitas para funcionar tanto no iPhone como o iPad. Quando usado nos dois dispositivos, o app sincroniza as imagens da mesa de luz via iCloud. Assim, é possível fotografar com o iPhone e editar as fotos em seguida no iPad, um arranjo muito conveniente. O app está disponível na App Store por 0,99 dólar.

Acompanhe tudo sobre:AppsApps para iPhoneCelularesFotografiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneSmartphones

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony