Tecnologia

Classe C baixa aplicativos tanto quanto classe A, revela pesquisa

Uma pesquisa indica que, no Brasil, a porcentagem de pessoas que instalam aplicativos no celular é similar nas classes A, B e C

Serviços financeiros no celular e o comércio móvel são usados principalmente pela classe A, mas os aplicativos também atraem as classes B e C (Mario Tama/Getty Images)

Serviços financeiros no celular e o comércio móvel são usados principalmente pela classe A, mas os aplicativos também atraem as classes B e C (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 20h46.

São Paulo -- Uma pesquisa realizada pela empresa Pontomobi em parceria com a agência W/McCann mostra que baixar aplicativos no celular não é uma exclusividade da classe A. Chama a atenção que o índice de pessoas que declararam baixar aplicativos no celular é muito parecido nas classes A a C: 67% na classe A, 61% na classe B e 65% na C.

Quando perguntados qual celular os respondentes possuíam, 30% declararam que possuíam smartphone e 40,5% disseram que pretendem trocar de aparelho nos próximos 6 meses. De acordo com Fabio Bruggioni, CEO de mobilidade e internet do grupo RBS é provável que na troca de aparelho um percentual elevado de usuários adquira smartphones. O executivo participou do 10º Tela Viva Móvel, evento que acontece em São Paulo nesta semana.

A utilização de serviços bancários pelo celular ainda é restrita às classes com maior poder aquisitivo. Apenas 15% dos respondentes da classe C disseram que usam serviços bancários no celular, contra 26% na classe B e 31% na classe A.

O comércio eletrônico também tem muito espaço para crescer, especialmente nas classes C e B. Apenas 9,4% dos pesquisados tanto da classe C como da B utilizam comércio eletrônico no celular. Na classe A o percentual é de 37,3%. Bruggioni observa que é recente o crescimento do comércio eletrônico, mesmo na classe A.

Na pesquisa, Foram ouvidos, pela internet, mil usuários de celular das classes A, B e C que residem nos sete principais centros urbanos do país.

Acompanhe tudo sobre:AppsCelularesClasse CIndústria eletroeletrônicaPesquisas de mercadoSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony