Tecnologia

Cofundador da Tesla quer deixar noites mais silenciosas com caminhões de lixo elétricos

Startup substitui todo o conjunto de elementos envolvidos na tração do caminhão por um mais sofisticado e eficiente

Caminhão (Divulgação/ Wrightspeed)

Caminhão (Divulgação/ Wrightspeed)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2015 às 08h05.

Depois dos carros elétricos, talvez tenha chegado a vez dos caminhões de lixo, grandes e barulhentos veículos que consomem muita energia, deixarem de gastar combustível e fazerem barulho. Ian Wright, cofundador da Tesla e CEO da startup Wrightspeed, vê nisso uma grande oportunidade de melhoria dos caminhões e aumento do lucro.

Em uma conversa com a Forbes, ele disse acreditar que os caminhões de lixo classe 8 (aqueles que pesam mais de 15 toneladas, como betoneiras e carretas) são um alvo fácil para a eletrificação, porque há muitos benefícios envolvidos nisso – incluindo menos barulho.

“Eles estão queimando 14 mil litros por ano e mastigando os freios a cada três meses. Fazendo em média 290 quilômetros por dia com mil paradas, motoristas irão acelerar e freiar completamente mil vezes por dia”, disse ele à revista.

Segundo ele, a Wrightspeed foi criada para enfrentar o desafio de alto consumo de energia. A empresa, essencialmente, pega um caminhão de entrega ou de lixo e substitui todo o conjunto de elementos envolvidos em sua tração por um mais sofisticado e eficiente.

Essa atualização inclui baterias que impulsionam diretamente a energia elétrica para as quatro rodas e um sistema de travagem regenerativa para que ele não queime pastilhas de freio até quatro vezes ao ano, como fazem os caminhões atualmente.

Um dos elementos mais interessantes adicionados é uma pequena turbina a gás que fornece energia para o sistema de bateria, mantendo o sistema de propulsão direta totalmente elétrico e ampliando substancialmente sua vida útil.

Segundo Wright, a empresa já passou da fase de testes está na estrada há 14 meses com caminhões médios de entrega da FedEx. A tecnologia foi provada e a companhia está convertendo mais 25 veículos de entrega em elétricos.

Ainda de acordo com o CEO, o primeiro caminhão de lixo classe 8 sairá para recolher  lixo "em poucos meses". O primeiro cliente será um provedor local em Marin County, na Califórnia.

Acompanhe tudo sobre:CarrosAutoindústriaVeículosMontadorasMeio ambienteCarros elétricosTeslaINFO

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%