Tecnologia

Com meta de 'reescrever código-fonte do mundo', Campus Party 2015 começa em SP

“A ideia é juntar a energia dessa comunidade para reescrever o código fonte do planeta, mudar o mundo, fazer o bem”, afirma Paco Ragageles, presidente da CPBR

cpbr (Campus Party / Flickr)

cpbr (Campus Party / Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 13h34.

A oitava edição da Campus Party começou nesta terça-feira (3) em São Paulo com o ambicioso objetivo de “reescrever o código-fonte do mundo”.

Isto porque a edição paulistana da Campus irá inaugurar uma plataforma virtual reunindo os 350 mil campuseiros de todo o planeta. No campuse.ro, os usuários poderão subir as ideias desenvolvidas durante a Campus Party, permitindo que elas sejam aprimoradas pelo resto do ano por programadores do mundo todo. 

"A ideia é juntar a energia dessa comunidade para reescrever o código fonte do planeta, mudar o mundo, fazer o bem", afirma Paco Ragageles, presidente da Campus Party Brasil.

A oitava edição da Campus Party em São Paulo também será a primeira edição temática do evento. Com o mote "Da Terra à Lua", referência aos 150 anos da edição do livro clássico de Julio Verne, a Campus 2015 se mudou do pavilhão do Anhembi para os 64 mil metros quadrados do São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes.

Como todos os anos, a grande atração é a conexão de internet. Em 2015, ela será de 50 Gbps, capacidade suficiente para atender cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte ou Fortaleza. 

Para evitar apagões, como na edição passada, a energia elétrica da Campus será independente da rede pública. Segundo a organização, geradores irão fornecer 9 mW de energia, suficientes para uma cidade de 30 mil habitantes. 

O fornecimento de água para os cerca de 3 mil campuseiros que irão acampar no evento será garantido pela cisterna própria do São Paulo Expo.

As mais de 700 horas de palestras, oficinas e workshops serão oficialmente inauguradas na noite da terça-feira, com Ime Archibong, diretor de parcerias do Facebook. Entre os nomes importantes que irão falar na Campus, estão Chris Anderson, ex-editor da revista Wired e atual presidente da 3D Robotics, o neurocientista Miguel Nicolelis e o astronauta da Nasa Reid Weisman.

A Campus Party Brasil 2015 será aberta ao público a partir da quarta-feira (4) e segue até domingo (8), das 10h às 21h. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCampus Partycidades-brasileirasDados de BrasilINFOMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony