Tecnologia

Como Mastercard integra tecnologias de pagamentos e transporte

Em entrevista a EXAME.com, o presidente de parcerias corporativas da Mastercard falou sobre os meios de pagamento da empresa para as cidades do futuro

Mobilidade: Em Londres, o usuário pode utilizar o metrô ou o ônibus se tiver o cartão da Mastercard (Dan Kitwood/Getty Images)

Mobilidade: Em Londres, o usuário pode utilizar o metrô ou o ônibus se tiver o cartão da Mastercard (Dan Kitwood/Getty Images)

Marina Demartini

Marina Demartini

Publicado em 5 de junho de 2017 às 11h23.

São Paulo – A Mastercard quer levar sua experiência no setor dos meios de pagamento para melhorar a mobilidade das cidades do futuro. “Não queremos que as cidades sejam simplesmente inteligentes, queremos que sejam inteligentes para o crescimento econômico e o desenvolvimento social da população”, falou a EXAME.com Carlos Menendez, presidente de parcerias corporativas da Mastercard.

Atualmente, a multinacional americana tem 20 projetos na América Latina voltados para o transporte público. No Brasil, por exemplo, há dois projetos pilotos. Cidadãos que utilizam ônibus e trens na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e na linha de ônibus entre Diadema e Berrini, em São Paulo, podem usar o cartão da marca para pagar a passagem a partir de um pagamento eletrônico sem contato.

Menendez vai falar sobre esses e outros projetos da empresa para as cidades do futuro no Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab Febraban) nesta terça-feira, 06. O presidente de parcerias adiantou a EXAME.com quais são as soluções desenvolvidas pela empresa e como elas podem beneficiar o transporte público de grandes cidades, como Londres e São Paulo. Veja os melhores momentos da entrevista abaixo:

EXAME.com – Como a disseminação de tecnologias de pagamento podem ajudar cidades do futuro?

Carlos Menendez – As cidades são constantemente desafiadas pelo progresso e o rápido crescimento. Atualmente, mais de 50% da população mundial mora em centros urbanos e acreditamos que esse número irá aumentar para 70% em 2050.

Na Mastercard, não queremos que as cidades sejam simplesmente inteligentes, queremos que elas sejam inteligentes para o crescimento econômico e o desenvolvimento social da população. Por isso, nosso objetivo é auxiliar o transporte público com tecnologias de pagamento, afinal, é um serviço que faz parte do cotidiano das pessoas.

Quais são as soluções criadas pela Mastercard para as cidades do futuro?

O dinheiro e o cartão baseado em papel são incrivelmente ineficientes. Por isso, em muitas cidades ao redor do mundo, criamos um cartão que engloba crédito, débito e pré-pago, auxiliando o viajante regular e o não regular.

Usamos uma tecnologia que a maioria das pessoas já tem, mas a melhoramos para que toda operação seria mais barata. A emissão do bilhete, por exemplo, não irá existir, já que tudo será feito pelo dispositivo de preferência do cliente.

Podemos pensar no futuro em uma dinâmica à la Uber para pagamento no transporte público, no qual o cidadão entra e sai de um veículo, sem envolver a ação do pagamento?

A transação de um pagamento nada mais é que a identificação de uma pessoa. A Mastercard está trabalhando com alguns tipos de pagamento, como o selfie pay, em que a pessoa precisa fazer a identificação do rosto para realizar um pagamento. Desse modo, a transação se torna mais rápida e mais simples.

Queremos trabalhar com outras empresas, como a Uber e outros provedores de transporte, para otimizar toda a jornada, seja ela de trem, metrô, ônibus ou carro.

Como pensar em soluções que sirvam para mercados desenvolvidos e outros com menor penetração de tecnologia? A adoção de tecnologias digitais para o pagamento ajudaria a "globalizar" as soluções, trazendo benefícios para turistas?

Há várias soluções que já utilizamos na Mastercard. Temos o padrão global NFC, o uso do chip e o cartão com tarjeta. Utilizamos cada uma delas dependendo do mercado que iremos trabalhar.

Atualmente, o cartão de transportes funciona em 85 cidades ao redor do mundo, então seria uma oportunidade para um cliente ter uma viagem confortável e ainda conhecer outro lugar do planeta.

Muitos dos serviços que já oferecemos facilitam a viagem do turista. Em Londres, por exemplo, o usuário pode sair do avião e já utilizar o metrô ou o ônibus se tiver o cartão da Mastercard. Além de tornar a viagem mais fácil para o visitante, acreditamos que a tecnologia encoraja as pessoas a visitarem outras cidades, promovendo uma visão global.

Acompanhe tudo sobre:meios-de-pagamentoCartões de créditoMasterCardTransporte públicoCidadesMobilidade

Mais de Tecnologia

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável

Para ampliar oportunidades profissionais, Duolingo anuncia integração do Duolingo Score com LinkedIn