Tecnologia

Coreia do Sul reforça regras para levar baterias de lítio em aviões

Passageiros precisarão levar power banks e cigarros eletrônicos consigo, em vez de deixá-los no compartimento superior e haverá um limite de quantidade e potência de bateria

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 18 de março de 2025 às 09h49.

A Coreia do Sul reforçou as regras sobre levar baterias de lítio em aviões neste mês. Agora, os passageiros em linhas sul coreanas terão que manter power banks e cigarros eletrônicos consigo, e não nos compartimentos superiores da cabine, conforme informa a Reuters.

Os passageiros também não poderão mais recarregar a bateria do dispositivo a bordo e haverá um limite de quantidade e potência das baterias.

O país destacou o risco de baterias de lítio em cigarros eletrônicos e smartphones, que podem ter mau funcionamento e gerar fumaça, calor extremo ou mesmo fogo durante voos.

Autoridades da Coreia disseram que as novas medidas são uma resposta à ansiedade pública após um incêndio que atingiu o avião Air Busan em janeiro, enquanto aguardava para decolar. Ainda não se sabe a causa para o fogo, mas uma investigação preliminar indicou que começou com uma cabine superior.

A aviação tem reconhecido o risco que baterias podem representar em voos. Uma pesquisa do governo dos Estados Unidos de 2018 aponta que se um aparelho eletrônico pessoal esquentar demais e pegar fogo dentro de uma bagagem despachada em um avião é possível que o sistema de extinção do incêndio da aeronave seja insuficiente para apagá-lo.

A pesquisa também ressaltou os perigos das baterias de lítio. Segundo o estudo, incêndios em itens na bagagem de mão são mais facilmente controlados já que podem ser extintos com água, mas em bagagens despachadas é preciso depender do sistema de extinção de incêndio de avião.

Acompanhe tudo sobre:BateriasLítioCoreia do Sulacidentes-de-aviao

Mais de Tecnologia

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC

São Paulo anuncia plano de R$ 8,2 milhões para impulsionar setor de games e atrair produção global

ChatGPT passa por instabilidades nesta segunda-feira, 21

Microsoft alerta para ataques a servidores e recomenda atualização imediata