Tecnologia

Deputados pedem a embaixador russo libertação de brasileira

Deputados pedem ao embaixador russo no Brasil, Serguei Pogossovitch Akopov, duas moções na qual pediam a libertação da ativista brasileira do Greenpeace, Ana Paula

grafite (Getty Images)

grafite (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2013 às 06h31.

Um grupo de parlamentares entregou nesta terça-feira (22) ao embaixador russo no Brasil, Serguei Pogossovitch Akopov, duas moções na qual pediam a libertação da ativista brasileira do Greenpeace, Ana Paula Maciel, detida na Rússia acusada de pirataria, informou a Câmara dos Deputados.

As moções foram redigidas pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa da Câmara e pela Representação Brasileira do Parlamento no Mercosul, e entregues por seus respectivos representantes, os deputados Nelson Pellegrino e Newton Lima.

Os parlamentares pediram ao governo russo a liberdade de Ana Paula e dos demais ativistas para que possam seguir o processo em liberdade, já que, segundo a nota, 'o próprio (presidente russo) Vladimir Putin está convencido que os detidos não têm nenhum tipo de vinculação com a pirataria'.

A bióloga gaúcha foi detida no último dia 19 de setembro junto com outros 27 ativistas e dois jornalistas na embarcação do Greenpeace, Arctic Sunrise, após um protesto contra uma plataforma da empresa russa Gazprom no Ártico, onde a estatal procura petróleo.

Ana Paula Maciel completou no fim de semana passado um mês na prisão, onde pediu o direito de fiança para seguir o processo em liberdade, mas que, por enquanto, segue sem resposta após o adiamento da audiência na semana passada.

Pellegrino lembrou 'o momento especial' que vivem as relações bilaterais entre Brasil e Rússia, enquanto Lima não descartou levar o assunto para que seja deliberado no Parlamento do Mercosul. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilINFOMeio ambiente

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony