Tecnologia

Descubra os apps de IA mais baixados e os que mais cresceram no Brasil em 2025

País se destaca como um dos maiores mercados de inteligência artificial, com apps como ChatGPT, Gemini e PixVerse liderando os downloads, enquanto novas ferramentas ganham espaço no país em 2025

De acordo com um levantamento da Conversion em parceria com a ESPM, 93% dos brasileiros entrevistados já utilizaram alguma ferramenta de IA (Jonathan Raa/Getty Images)

De acordo com um levantamento da Conversion em parceria com a ESPM, 93% dos brasileiros entrevistados já utilizaram alguma ferramenta de IA (Jonathan Raa/Getty Images)

Publicado em 7 de setembro de 2025 às 14h12.

Assim como com outras tecnologias e a internet em geral, brasileiros estão entre os usuários mais engajados com ferramentas de inteligência artificial. De acordo com um levantamento da Conversion em parceria com a ESPM, 98% das pessoas conectadas no país em 2025 conhecem a IA e impressionantes 93% já utilizaram alguma ferramenta baseada na tecnologia.

Realizado com 400 entrevistados por meio de um questionário online, o estudo revela que 49,7% dos usuários utilizam IA todos os dias, enquanto o uso de 86,4% deles é semanal. A principal vantagem percebida é a economia de tempo, citada por 71,2% dos brasileiros ouvidos.

Em relação às ferramentas utilizadas, o Brasil se destaca como o terceiro maior mercado do ChatGPT, da pioneira OpenAI, com cerca de 140 milhões de mensagens trocadas por dia, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Em razão desse crescimento, a empresa anunciou recentemente a abertura de um escritório em São Paulo para intensificar sua presença no país, onde conta com 50 milhões de usuários mensais.

Apps de IA que mais cresceram em 2025

Segundo dados do serviço de inteligência de mercado AppMagic, o ChatGPT lidera o ranking de downloads de apps de IA no Brasil em 2025, seguido pelo Gemini, do Google, e pelo PixVerse, um gerador de vídeos baseado na tecnologia que registrou crescimento de 102 posições no ano e ocupa o 3ª lugar.

Lançada com destaque em janeiro, a chinesa DeepSeek está na 4ª posição, com a assistente virtual focada em educação Luzia fechando o top-5 dos apps de IA mais baixados no Brasil até o começo de setembro deste ano.

Além do crescimento impressionante do PixVerse, o app de criação de músicas com IA Suno ocupa o 7º lugar, subindo 82 posições no comparativo anual. Por sua vez, o Gerador de Rosto de Bebê está em 15º, registrando uma impressionante subida de 231 posições em relação ao ano anterior.

Outros destaques na lista do AppMagic incluem o Grok, da xAI, que ocupa a 10ª posição, e a chinesa Manus, da Butterfly Effect, especializada em agentes de IA, que está em 13º. Assim como a DeepSeek, ambos são lançamentos de 2025.

Por outro lado, o Copilot, da Microsoft, caiu oito posições em relação a 2024 e está em 16º.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialBrasilChatGPTGoogleMicrosoft

Mais de Tecnologia

A grande aposta de Musk: conheça Optimus, robô humanoide que lidera o plano de crescimento da Tesla

China inaugura conferência global de internet industrial 2025 em Shenyang

O que acontece quando uma empresa usa um 'influencer' artificial? A Vodafone testou isso na Alemanha

iPhone 17 será revelado amanhã com novo design — mas sem a Siri turbinada com IA