Tecnologia

Entenda a nova privacidade avançada do WhatsApp no chat e saiba por que ativar

Essa configuração utiliza como base a criptografia de ponta a ponta, que garante que apenas os participantes da conversa tenham acesso aos dados transmitidos

WhatsApp (Imagem gerada por IA/Freepik)

WhatsApp (Imagem gerada por IA/Freepik)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 10 de agosto de 2025 às 14h11.

Última atualização em 10 de agosto de 2025 às 16h42.

O WhatsApp implementou uma nova configuração chamada Privacidade Avançada da Conversa, que amplia a proteção das mensagens trocadas na plataforma. A funcionalidade está disponível para conversas individuais e em grupos, e visa restringir a possibilidade de exportação de conversas, download automático de mídias e uso de ferramentas de inteligência artificial relacionadas ao conteúdo das conversas.

Essa configuração utiliza como base a criptografia de ponta a ponta, que garante que apenas os participantes da conversa tenham acesso aos dados transmitidos. A novidade está disponível na versão mais recente do aplicativo, e seu uso depende de que todos os participantes estejam com a atualização instalada.

O recurso é direcionado especialmente para grupos que discutem assuntos sensíveis, como temas de saúde ou questões comunitárias, ampliando as formas de proteção já existentes, como mensagens temporárias e conversas trancadas. O WhatsApp informou ainda que está desenvolvendo atualizações para ampliar as opções de configuração e aumentar o nível de segurança nas próximas versões.

Veja o passo a passo para ativar a Privacidade Avançada da Conversa no WhatsApp

  1. Entre na conversa onde deseja aplicar a privacidade aumentada — seja uma conversa individual ou um grupo.

  2. Toque no nome da conversa, localizado na parte superior da tela.

  3. Selecione a opção Privacidade avançada da conversa.

  4. Nesta primeira versão, você poderá impedir que participantes exportem conversas, baixem mídias automaticamente e usem recursos de IA dentro da conversa.

  5. Para garantir a efetividade da proteção, é importante que todos os membros da conversa estejam usando a atualização mais recente do WhatsApp, que disponibiliza essa função.

Acompanhe tudo sobre:WhatsAppTecnologia

Mais de Tecnologia

Mapa do Instagram: o que você precisa saber antes de usar a função de localização

A história do fracasso de uma gigante da internet que gastou US$ 200 milhões no Brasil

Aleksandar Mandic, o sérvio que criou o primeiro e-mail brasileiro

O criador do Linux ainda usa uma placa de vídeo de 9 anos — e está tudo bem para ele