Tecnologia

Facebook cria recurso que informa quando notícia é falsa

Posts marcados como falsos por muitos usuários vão passar a contar com menor distribuição e mensagem na parte superior


	Facebook: posts marcados como falsos por usuários contarão com menor distribuição e mensagem na parte superior
 (REUTERS/Thomas Hodel)

Facebook: posts marcados como falsos por usuários contarão com menor distribuição e mensagem na parte superior (REUTERS/Thomas Hodel)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 10h44.

São Paulo - Daqui para frente, você deve ver menos notícias falsas no seu Feed de notícias do Facebook. E isso vai acontecer porque a rede social anunciou nesta semana um novo recurso com essa finalidade.

"A atualização de hoje reduz a distribuição no Feed e adiciona uma anotação aos posts que muitas pessoas tenham marcado como notícias falsas", afirmou o Facebook em nota divulgada ontem.

Na prática, posts identificados como notícia falsa por muitos usuários por meio da opção "denunciar publicação" vão passar a contar com a seguinte mensagem em sua parte superior: "Muitas pessoas no Facebook estão afirmando que esta história contém informação falsa". 

Além disso, eles devem ser menos exibidos pelo Facebook para seus usuários. Até o momento, a novidade ainda não está disponível no Brasil.

Alvos

Os principais alvos do novo recurso são posts enganosos de propaganda (como "Clique aqui para ganhar café de graça pelo resto da vida") e de notícias ("Homem vê dinossauro durante escalada em Utah", por exemplo). 

Testes feitos pela rede social apontaram que a chance de um usuário apagar um post desse tipo são duas vezes maiores que a média quando ele é informado por outra pessoa via comentário de que se trata de uma informação falsa.

Entretanto, o Facebook afirma que posts falsos intencionalmente bem-humorados ou claramente satíricos não são denunciados pelos usuários hoje.

"Esse tipo de conteúdo não deve ser afetado por essa atualização", afirmou a rede social na nota.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologia

Mais de Tecnologia

Tradução de mensagem, transcrição de áudio e mais: veja como usar novas funcionalidades do WhatsApp

Amazon prepara novo nome para o Fire TV Stick 4K

China aposta no modelo “IA+” para acelerar a indústria de bens de consumo

De exclusivo a global: Comet, navegador da Perplexity, chega ao público geral