Tecnologia

Facebook e Google dominam 70% do tráfego de internet da AL

O estudo identifica ainda que mais de 60% de todo o tráfego na América Latina e na América do Norte são atualmente criptografados


	Facebook: ainda no mercado norte-americano, a Amazon Video foi responsável por 4,3% do tráfego
 (KAREN BLEIER/AFP)

Facebook: ainda no mercado norte-americano, a Amazon Video foi responsável por 4,3% do tráfego (KAREN BLEIER/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2016 às 10h40.

O tráfego de dados em redes móveis na América Latina é hoje dominado pelo Facebook e Google, com 70% do total na região, contra 60% registrado no ano passado, segundo estudo da consultoria de redes de banda larga Sandvine divulgado na semana passada.

O levantamento diz ainda que a participação do WhatsApp é de 7,4% de todos os dados trafegados na região, o que significa mais do que o triplo de dois anos antes.

Na avaliação da empresa, isso teria sido reflexo da adição do recurso de chamadas por voz no aplicativo.

O estudo identifica ainda que mais de 60% de todo o tráfego na América Latina e na América do Norte são atualmente criptografados. A previsão, contudo, é de que "algumas redes passem dos 80% neste ano".

Redes fixas

A Sandvine também observou crescimento o serviço over-the-top (OTT) Netflix no mercado latino-americano de redes fixas. A empresa saltou de 6,6% do total no ano passado para 8,3% neste ano.

Vale ressaltar, contudo, que a participação no tráfego cresceu mesmo após a empresa adotar ferramentas que melhoram a compressão de vídeo, consumindo menos dados no streaming, o que chegou a levar o serviço a consumir menos na América do Norte: de 37,1%, agora está em 35,2%.

Ainda no mercado norte-americano, a Amazon Video foi responsável por 4,3% do tráfego.

A Sling TV ainda é menos do que 1% do total, apesar de aparecer entre as 20 maios aplicações nas redes dos Estados Unidos.

Juntos, o streaming de áudio e vídeo agora são 71% do total trafegado nas redes fixas na região, percentual que deverá subir para 80% na estimativa da empresa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoWhatsApp

Mais de Tecnologia

Para esta gigante de IA, jovens do ensino médio são melhores funcionários

IBM revela novos supercomputadores quânticos que prometem mais precisão

Google anuncia proteções antirroubo e recursos para carteiras digitais no Android

Sistema Android gerou mais de R$ 50 bi para o PIB do Brasil