Tecnologia

Facebook poderá ter novo aplicativo para fotos no iPhone

Informações não oficiais indicam que o Facebook desenvolve, secretamente, um novo aplicativo para iPhone, voltado ao compartilhamento de fotos na rede social

Facebook no iPhone: um novo aplicativo está a caminho (Reprodução/Facebook)

Facebook no iPhone: um novo aplicativo está a caminho (Reprodução/Facebook)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 15 de junho de 2011 às 18h10.

São Paulo — O Facebook terá um novo aplicativo para compartilhamento de fotos no iPhone. O projeto estaria sendo mantido em segredo pela empresa. Mas o site americano TechCrunch diz ter recebido, de um informante misterioso, uma pilha de documentos que descrevem o trabalho em andamento.

Segundo o site, esse gerenciador de fotos com funções para envio das imagens à rede social estaria sendo desenvolvido sob o codinome Hovertown ou WithPeople. E é provável que seja portado também para outras plataformas, como o Android. É também possível que os novos recursos em desenvolvimento sejam integrados ao atual aplicativo do Facebook para o iPhone. Esse aplicativo já tem uma função para compartilhar fotos. Assim, o novo projeto pode ser apenas um aperfeiçoamento do que já existe.

Se a notícia for verdadeira, ela indica que haverá um concorrente forte para títulos populares na App Store, como o Instagram. Além disso, vai reforçar ainda mais a posição do Facebook como maior serviço de compartilhamento de imagens na internet. Pode até ser uma reação ao fato de a Apple estar integrando o Twitter ao iOS 5. No novo sistema operacional do iPhone, bastam alguns toques para enviar uma foto ao Twitter. O Facebook teria decidido contra-atacar com o novo aplicativo.

Estima-se que haja cerca de 100 bilhões de fotos publicadas no Facebook. E, a cada mês, mais 6 bilhões de imagens são transferidas para lá pelos usuários. Serviços especializados como Flickr , Picasa e PhotoBucket estão muito longe desses números. Nenhum deles passa de 10 bilhões de fotos publicadas.

Acompanhe tudo sobre:AppsiPhoneEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaSmartphonesCelularesFotografia

Mais de Tecnologia

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses

Blue Origin desafia a SpaceX com o primeiro voo oficial da NASA