Tecnologia

Falha em GPS atrasa ancoragem de nave SpaceX na estação espacial

Nave, que decolou no domingo de uma plataforma no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, realizará na quinta-feira uma segunda tentativa de chegar à estação

cápsula SpaceX leva mais de 2.500 quilos de suprimentos e experimentos científicos para a estação (AFP)

cápsula SpaceX leva mais de 2.500 quilos de suprimentos e experimentos científicos para a estação (AFP)

R

Reuters

Publicado em 22 de fevereiro de 2017 às 12h13.

Cabo Canaveral - A SpaceX cancelou a ancoragem da nave de carga Dragon na Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira por conta de um problema no sistema de navegação GPS da cápsula, informou a Nasa.

A nave, que decolou no domingo de uma plataforma histórica no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, realizará na quinta-feira uma segunda tentativa de chegar à estação.

A cápsula leva mais de 2.500 quilos de suprimentos e experimentos científicos para a estação.

"A espaçonave está em excelente estado, sem problemas, e a tripulação a bordo da estação espacial está bem", escreveu a Nasa em relatório.

O encontro desta quarta-feira com a estação, um laboratório de pesquisas de 100 bilhões de dólares que fica a 400 quilômetros da Terra, foi abortada por volta das 5h25 (horário de Brasília), quando computadores dentro da nave detectaram um erro no sistema de navegação GPS, disse o comentarista da missão da Nasa Rob Navias.

"Em nenhum momento a estação ou a tripulação estiveram em perigo", disse Navias durante cobertura da Nasa TV da ancoragem planejada.

Naves de carga SpaceX Dragon alcançaram com sucesso a estação 10 vezes. A companhia, de propriedade e operada pelo empreendedor da tecnologia Elon Musk, é uma das duas contratadas pela Nasa para levar carga à estação, após os ônibus espaciais terem sido aposentados em 2011. A Rússia e Japão também enviam naves de carga à estação.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoEspaçonavesEstados Unidos (EUA)

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony