Tecnologia

Fragmentação de plataformas móveis será maior em emergentes

Estima-se que em 2018 novas plataformas responderão por 13% do mercado mundial de smartphones, puxadas por países como Índia e China


	Aplicativo em iPhone: contudo, em 2018, a pesquisa projeta que Apple e Samsung ainda dominarão o mercado mundial de smartphones
 (AFP)

Aplicativo em iPhone: contudo, em 2018, a pesquisa projeta que Apple e Samsung ainda dominarão o mercado mundial de smartphones (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 16h09.

O mercado mundial de smartphones é hoje dominado por dois sistemas operacionais: Android e iOS. Outros players, como Windows Phone e BlackBerry 10, disputam o terceiro lugar.

Nos próximos anos, contudo, a fragmentação crescerá especialmente em países emergentes, com a popularização de novas plataformas que têm como alvo modelos de baixo custo, como Firefox OS, Asha e Sailfish.

Estima-se que em 2018 essas novas plataformas responderão por 13% do mercado mundial de smartphones, puxadas por países como Índia e China, com aparelhos adaptados ao gosto do público local.

Essa é a conclusão de um novo estudo da Juniper Research, intitulado "O futuro dos smartphones: estratégias de diferenciação e oportunidades emergentes entre 2013 e 2018".

A empresa de pesquisas e análises acredita que isso pode significar o começo de um lento declínio dos sistemas dominantes. Contudo, em 2018, projeta que Apple e Samsung ainda dominarão o mercado mundial de smartphones.

Naquele ano, as duas empresas serão responsáveis pelo abastecimento de 800 milhões de smartphones no varejo mundial, 17% a mais do que foi distribuído por ambas no ano passado. Nessa previsão, a Juniper inclui o lançamento de uma versão mais barata do iPhone este ano.

A maior parte do crescimento em vendas de smartphones ao longo dos próximos anos se concentrará no segmento de modelos ultrabaratos, com destaque para economias emergentes como a Índia e a China. O segmento de smartphones premium, ou superphones, terá um crescimento modesto, dependendo muito da inovação e da diferenciação entre os players.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleIndústria eletroeletrônicaiOSSmartphones

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony