Tecnologia

Google testa 'versão' do Chrome OS para Windows 8

Ideia é incluir um 'modo chrome OS' no navegador, executado assim que o usuário muda para a interface Metro (ou Modern)

google windows 8 ( Reprodução / TheVerge)

google windows 8 ( Reprodução / TheVerge)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 16h35.

São Paulo – Depois de a Microsoft tentar colocar o Windows Phone dentro de aparelhos com Android, a vez agora é do Google. O gigante de buscas está testando uma forma de “transformar” o Chrome em Chrome OS – e rodá-lo dentro do Windows 8.

A ideia, aparentemente, não é acabar com o navegador, mas sim implementar um “modo Chrome OS” ao programa. Segundo o site The Verge, ele seria ativado ao mudar a janela do browser para a interface Metro (ou Modern) do sistema da Microsoft – a janela passa a ocupar a tela inteira e a exibir atalhos para aplicativos do Google na barra de tarefas, assim como um “menu Iniciar” próprio no canto inferior esquerdo.

Por ora, a funcionalidade está presente apenas nas versões Dev do navegador, ainda instáveis e voltadas especialmente para desenvolvedores – nas edições estáveis do Chrome, o modo Metro ainda faz com que o navegador simplesmente ocupe a tela inteira. Justamente por isso, de acordo com o Verge, o “modo Chrome OS” está bem problemático, com alguns bugs e encerramentos inesperados.

A novidade chega alguns meses depois do anúncio dos Chrome Apps, que rodam offline e independentes do navegador. As novidades podem apontar para a criação de um “ecossistema Google” dentro do próprio Windows – em uma comparação talvez inapropriada, a manobra lembra até o que a Amazon faz no Android, por exemplo.

Não se sabe, no entanto, se o “modo Chrome OS” chegará às versões finais do navegador, já que isso nem sempre é uma regra. No fim das contas, a inclusão da funcionalidade nas edições Dev do browser pode não passar de um experimento – para algo diferente, quem sabe. Se quiser testá-la, mude de “canal” e baixe o Chrome Dev por aqui.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoWindowsSoftwareINFOWindows 8

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%