Tecnologia

Governo estuda plano para levar fibra a 95% dos municípios

"Metade das cidades do país não está conectada com fibra óptica. É como se não tivessem estrada asfaltada", comparou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo


	Fibra óptica: governo ainda avalia como viabilizar meta, disse Paulo Bernardo
 (REUTERS/Jose Miguel Gomez)

Fibra óptica: governo ainda avalia como viabilizar meta, disse Paulo Bernardo (REUTERS/Jose Miguel Gomez)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2014 às 16h23.

São Paulo - O governo federal está começando a discutir um plano para levar fibra óptica a 95% dos municípios brasileiros em um horizonte de quatro a cinco anos.

As conversas sobre o assunto, que ainda são embrionárias, foram iniciadas em uma recente reunião entre o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

"Metade das cidades do país não está conectada com fibra óptica. É como se não tivessem estrada asfaltada", comparou Bernardo, durante apresentação no Seminário Internacional Internet das Coisas, nesta quarta-feira, 14, no Rio de Janeiro.

"Precisamos levar fibra para todos os municípios que for possível. Pelo menos 95% dos municípios precisam ter conexão com fibra. Claro que em alguns deles, como no interior do Amazonas, a conexão será com satélite", comentou.

O governo ainda avalia como viabilizar essa meta, seja através de investimentos próprios ou por meio de estímulos à iniciativa privada, disse Bernardo.

O ministro entende que a maior limitação para o crescimento do acesso à Internet com qualidade no Brasil está na falta de infraestrutura fora dos grandes centros urbanos.

Acompanhe tudo sobre:Fibra ópticaInternetMiriam BelchiorPaulo BernardoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosTeletime

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony