Tecnologia

Grupo formado por Audi, BMW e Mercedes pode ser o novo dono do Here Maps

Negociação ainda não foi concluída, mas a ideia do trio de fabricantes é convidar outras empresas automotivas para investir no mapa

bmw (Getty Images)

bmw (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2015 às 16h49.

O sistema de mapas da Nokia pode estar perto de ter um novo dono. Segundo reportagem do The Wall Street Journal, um grupo formado pelas montadoras alemãs Audi, BMW e Daimler (dona da Mercedes-Bens) concordou em comprar os direitos sobre o Here Maps por 2,5 bilhões de euros, que equivalem a cerca de 8,67 bilhões de reais.

A negociação ainda não foi concluída, mas a ideia do trio de fabricantes é “convidar outras empresas automotivas como a Fiat Chrysler, a Renaut, a Peugeot Citröen, a Ford Motor, a Toyota e a General Motors para investir no Nokia Here”, segundo fontes ouvidas pela publicação. Assim, o serviço seguirá como uma “plataforma aberta a todos”, de acordo com uma das duas pessoas consultadas pelo jornal.

As montadoras alemãs começaram a negociar a aquisição do Here depois que a Nokia revelou um interesse em vender o sistema de mapas. Isso porque o objetivo da empresa finlandesa passou a ser focar em seu negócio de equipamentos de telecomunicação, que foi fortalecido após a compra da Alcatel-Lucent ainda em abril deste ano.

De acordo com a reportagem, a preocupação das fabricantes automotivas era de que o serviço, que rendeu 970 milhões de euros à Nokia em 2014 graças a elas, caísse nas mãos de empresas como Google ou Apple. Se isso acontecesse, as companhias perderiam o controle sobre os sistemas de mapeamento utilizados em carros. Seria um cenário preocupante para essas marcas, visto que plataformas como o Here Maps serão essenciais para os veículos autônomos, que as usarão como base para saber que rotas podem ou não tomar.

* The Wall Street Journal

Acompanhe tudo sobre:AudiAutoindústriaBMWCarrosEmpresasEmpresas alemãsempresas-de-tecnologiaINFOLocalizaçãoMapasMercedes-BenzMontadorasNokiaVeículos

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC