Tecnologia

Hacker holandês é preso acusado de participar de ataques pró-WikiLeaks

Adolescente, de 16 anos, foi detido na cidade de Haia e deve comparecer a um julgamento nesta sexta-feira

Grupo diz que ataques contra sites são em defesa do WikiLeaks (Gustavo Molina/SXC.hu)

Grupo diz que ataques contra sites são em defesa do WikiLeaks (Gustavo Molina/SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 09h21.

São Paulo – Autoridades holandesas afimaram na quinta-feira (9) que prenderam na um hacker de 16 anos que estaria envolvido nos ataques a diversos sites, como o da Visa, MasterCard e PayPal, em ações pró-WikiLeaks. A Promotoria Nacional da Holanda disse que o adolescente, que não foi identificado, foi detido na noite de quarta-feira (8).

Segundo o jornal norte-americano The Wall Street Journal, o jovem teria assumido a participação nos ataques, que são reivindicados por um grupo de ciberativistas chamado Anonymous. A polícia ainda teria apeendido computadores e dispositivos de armazenamento do acusado para investigação. O adolescente é holandês e foi detido na cidade de Haia e deve comparecer a um julgamento nesta sexta-feira (10).

Desde o início da semana, um grupo de centenas de hackers vem promovendo ataques de negação de serviço a sites como do PayPal, da Pomotoria da Suécia, da Visa, da MasterCard, do banco suíço PostFinance e até da ex-candidata à vice-presidência dos Estados Unidos Sarah Pallin. Os alvos dos ataques têm em comum alguma atitude ou opinião contrária à divulgação de documentos secretos feita pelo WikiLeaks. A Promotoria da Suécia, por sua vez, pediu a prisão do fundador do site, Julian Assange, por crimes de estupro e agressão sexual.

Na quinta-feira, o grupo Anonymous, ao qual é atribuída a responsabilidade sobre as ações, informou ter tentando atacar o site da Amazon.com, mas a tentativa teria terminado frustrada. A empresa de e-commerce hospedava, até a semana passada, as páginas do WikiLeaks em seus servidores, mas rompeu o contrato de prestação de serviço por considerar a atividade da organização ilegal.

Acompanhe tudo sobre:HackersInternetSitesWikiLeaks

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony