Tecnologia

Indústria de tecnologia dos EUA pede que Obama preserve seus sistemas de criptografia

Associação do setor debate com o governo os limites para o acesso a dados privados

criptografia (Flickr.com/intelfreepress)

criptografia (Flickr.com/intelfreepress)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2015 às 07h19.

Grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos estão alertando o governo do país contra a imposição de novas políticas que, na avaliação das companhias, vão enfraquecer sistemas de criptografia cada vez mais sofisticados, destinados a proteger a privacidade dos consumidores.

Em uma carta contundente enviada na segunda-feira (8) ao presidente Barack Obama, duas associações industriais que representam as principais empresas de software e hardware disseram: "Nós nos opomos a quaisquer ações políticas ou medidas que possam prejudicar a criptografia como uma ferramenta disponível e eficaz".

O Conselho da Indústria de Tecnologia da Informação e Software e a Associação da Indústria da Informação e Software, que representam gigantes da tecnologia como Apple, Google, Facebook, IBM e Microsoft, fizeram o mais recente ataque ao que poderia ser uma longa luta pelo acesso do governo a smartphones e outros dispositivos digitais.

Parte da administração Obama têm pressionado as empresas para encontrar maneiras de permitir que autoridades judiciárias contornem a criptografia para investigar atividades ilegais, incluindo ameaças de terrorismo, mas não enfraquecê-la de uma forma que permitiria que criminosos e hackers rompessem sua segurança.

Até agora, no entanto, a Casa Branca não detalhou as medidas regulamentares ou legislativas específicas que poderia buscar para atingir esse objetivo. Na semana passada, o secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, definiu a questão como um "desafio político espinhoso" que tem atraído a atenção de Obama.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack ObamaSoftwareINFO

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%