Tecnologia

Kassab defende criação de instrumentos contra fake news

De acordo com o presidente do TSE, as fake news poluem o ambiente democrático

. (Valter Campanato/Agência Brasil)

. (Valter Campanato/Agência Brasil)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 25 de junho de 2018 às 11h52.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, disse que o Brasil precisa se preparar e criar instrumentos para enfrentar as fake news durante o período eleitoral. Ele participou na quarta-feira, 20, do seminário "O Impacto Social, Político e Econômico das Fake News", promovido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), em Brasília. "Hoje, a questão das fake news atinge todos os brasileiros, não só os eleitores. Todos são vítimas de notícias falsas", afirmou Kassab. Para o ministro, a contribuição dos meios de comunicação é fundamental.

Kassab também destacou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para enfrentar os impactos das notícias falsas nas próximas eleições. "Somos solidários e queremos trazer nosso apoio como governo, como partido e como eleitor." No dia 8 de junho o Tribunal tomou a primeira decisão ao mandar o Facebook retirar notícias que considerou falsas sobre a pré-candidata à Presidência da Republica Marina Silva (Rede-AC).

Na abertura do seminário, o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, afirmou que o tribunal está municiado para enfrentar as notícias falsas durante o período eleitoral e vai atuar mais preventivamente do que repressivamente. "Contamos com o apoio dos mais importantes segmentos na prevenção e repressão das fake news", garantiu Fux, ao citar o trabalho colaborativo com órgãos do governo, Polícia Federal, Ministério Público Federal, além de partidos políticos e profissionais de marketing que vão atuar na campanha.

De acordo com o presidente do TSE, as fake news poluem o ambiente democrático e causam um dano irreparável. "Queremos que a sociedade brasileira, nestas eleições, dê uma demonstração de ética, de moralidade e de voto consciente, que se baseia na lisura informacional."

*Este conteúdo foi originalmente publicado no site Teletime

Acompanhe tudo sobre:Fake newsGilberto Kassab

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony