Tecnologia

LTE deve conquistar 300 mil usuários na América Latina

Em 2012, o maior crescimento será em terminais com 3G nas tecnologias WCDMA, HSPA e HSPA+, que juntas somarão 118 milhões de linhas

O 4G, através da tecnologia LTE (Long Term Evolution), terá uma participação pequena este ano (Stock.Xchange)

O 4G, através da tecnologia LTE (Long Term Evolution), terá uma participação pequena este ano (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 15h29.

São Paulo - Ao fim de 2012, a América Latina deve alcançar a marca de 690 milhões de linhas celulares em serviço, o que representará um crescimento de 12% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, quando eram 615 milhões.

O maior crescimento será em terminais com 3G nas tecnologias WCDMA, HSPA e HSPA+, que juntas somarão 118 milhões de linhas, praticamente o dobro do que havia ao fim de outubro de 2011, quando eram 62 milhões, e próximo de representar 20% do total. As projeções são do diretor para América Latina do 4G Américas, Erasmo Rojas.

O 4G, por sua vez, através da tecnologia LTE (Long Term Evolution), terá uma participação pequena este ano, pois as redes estão começando a ser lançadas na região. "Contaremos o LTE a conta-gotas este ano. Acredito que essa tecnologia possa atingir até 300 mil assinantes em dezembro, somando as operações na Colômbia, Porto Rico e Uruguai", disse Rojas.

O executivo reconhece que há uma divisão do continente na escolha das freqüências para 4G e que isso pode encarecer os terminais e atrapalhar o roaming internacional no futuro. Rojas entende que nos primeiros anos haverá basicamente dois blocos de países na América Latina no que se refere à freqüência adotada para 4G: um com 2,5 GHz e outro com 1,7 GHz/2,1 GHz. Brasil, Chile e Colômbia, por exemplo, estão comprometidos com a faixa de 2,5 GHz, enquanto México e Uruguai preferiram a segunda opção. Existe ainda a possibilidade de as teles brasileiras adotarem para o 4G as faixas que hoje são usadas para o 2G, como 850 MHz e 1.800 MHz.

Acompanhe tudo sobre:3G4GAmérica LatinaCelularesIndústria eletroeletrônicaTelefonia

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony