Tecnologia

Meta chega a acordo de US$ 8 bi com acionistas em processo sobre escândalo da Cambridge Analytica

Processo conseguiu evitar depoimentos de Zuckerberg e Andreessen sobre o escândalo de vazamento de dados de usuários

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 17 de julho de 2025 às 12h09.

Última atualização em 17 de julho de 2025 às 12h46.

O processo envolvendo Meta (META) e os acionistas da empresa, relacionado ao escândalo da Cambridge Analytica, foi resolvido antes que as principais testemunhas, como o CEO Mark Zuckerberg e o diretor Marc Andreessen, tivessem a chance de depor. O acordo foi anunciado nesta quinta-feira, 17, segundo o Wall Street Journal.

O litígio foi iniciado em 2018, quando um grupo de acionistas do Facebook processou Zuckerberg, Andreessen, a ex-COO Sheryl Sandberg e outros membros do conselho da empresa. Eles alegaram que os diretores não protegeram adequadamente os dados dos usuários da plataforma, permitindo que a Cambridge Analytica tivesse acesso a informações de milhões de contas sem o devido consentimento.

O processo exigia compensações financeiras significativas, incluindo a responsabilização dos diretores pelo pagamento de uma multa de US$ 5 bilhões, além da violação de um acordo da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês).

Durante o julgamento, que só durou um dia completo, o advogado dos acionistas mencionou que ambos os lados chegaram a um acordo de forma rápida, mas os termos do acordo não foram imediatamente divulgados. A juíza Kathaleen McCormick, que preside o caso, elogiou as partes pela solução e expressou interesse em conhecer os detalhes do acordo final.

O caso tem implicações não apenas para a Meta, mas também para o futuro das grandes corporações que operam em Delaware, conhecido por ser um estado com regras empresariais favoráveis. A Meta, que havia ameaçado mover sua sede legal de Delaware devido à situação, ainda não decidiu sobre a reincorporação fora do estado. Elon Musk também seguiu essa estratégia ao mudar as empresas dele de Delaware, após o tribunal do estado rejeitar um pacote de pagamento bilionário.

Acompanhe tudo sobre:mark-zuckerbergMetaFacebook

Mais de Tecnologia

Tesla ajusta modelos elétricos para tentar concorrer com fabricantes locais na China

Xbox terá função para transmitir jogos do console para o PC

Muito além dos chatbots: como a inteligência artificial está ampliando a acessibilidade digital

Dois anos depois, Meta mantém vivos ideais do antigo Twitter com Threads integrado ao Fediverse