Tecnologia

Microsoft lança aplicativo retrô inspirado em série "Stranger Things"

Com o Windows 1.11, ajude a salvar a cidade de Hawkins e o resto do mundo

Stranger Things: Microsoft lança aplicativo com referências para a série (Microsoft/Reprodução)

Stranger Things: Microsoft lança aplicativo com referências para a série (Microsoft/Reprodução)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 10 de julho de 2019 às 11h46.

São Paulo - No mês de lançamento da terceira temporada da série Stranger Things, feita pela Netflix, a Microsoft lançou um aplicativo para computador com base no design do seu primeiro sistema operacional, o Windows 1.0 - o nome do app, porém, é Windows 1.11, em referência ao nome de uma das protagonistas, Onze.

O aplicativo é ambientado em 1985, ano de lançamento do Windows 1.0 e ano em que se passa a terceira parte da série, que mostra os residentes da cidade fictícia de Hawkins aproveitando - ou tentando aproveitar - o verão. Ao iniciar o Windows 1.11, a sensação é de estar ligando um computador antigo - a tela é menor e se assemelha aos primeiros computadores.

Mas não demora muito para que as referências do universo fantasioso criado pelos irmãos Ross e Matt Duffer apareçam. O sistema apresenta bugs que indicam que algo está invadindo o software.

Veja, abaixo, alguns exemplos: na tela verde, aparece um alerta que orienta o usuário a utilizar o Windows 1.11 para salvar o mundo; já a segunda tela é uma representação do mundo invertido, com diversos arquivos que levam o usuário para a batalha final.

Stranger Things Windows 1.11 Intro

(Microsoft/Reprodução)

Stranger Things Windows 1.11

(Microsoft/Reprodução)

Portanto, além de ser uma forma de relembrar o primeiro software da empresa, o app também funciona como um pequeno jogo de Stranger Things, e o enredo é o mesmo da sua terceira temporada. A cada pista encontrada no aplicativo, o usuário desbloqueia arquivos e mini-games de 8-bit, que lembram os clássicos Super Mario Bros e The Legend of Zelda.

Cada jogo representa uma cena importante da temporada, onde os personagens devem lutar para sobreviver e impedir que seres do mundo invertido destruam a humanidade. Ao vencer um jogo, clipes das cenas dos momentos exatos são exibidos em pixels. Por isso, é recomendável que o usuário já tenha assistido aos novos episódios para fugir de spoilers indesejados.

Embora a série se passe em 1985, não existem referências para algum computador Windows no decorrer dos episódios - talvez porque os personagens estavam muito ocupados descobrindo como salvar o mundo -. Veja, abaixo, o vídeo de divulgação do aplicativo:

https://twitter.com/Windows/status/1147915716236075008?s=20

Para baixar o aplicativo, é preciso ter adquirido o sistema Windows 10 ou superior. Windows 1.11 Stranger Things Edition já está disponível para download por meio deste link – para baixar o arquivo, é preciso usar o site em inglês.

Acompanhe tudo sobre:AppsSériesWindows

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony