Tecnologia

Moscou acusa EUA de "sequestrar" hacker russo

A imprensa russa publicou reportagens dizendo que o homem preso pode ser o filho de um membro do parlamento, Valery Seleznev

Hacker (Getty Images)

Hacker (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2014 às 10h50.

A Rússia acusou os Estados Unidos nesta terça-feira de violar um tratado bilateral e de "sequestrar" um hacker russo acusado de invadir sistema de informática de lojistas norte-americanas para roubar dados de cartões de crédito.

O Departamento de Segurança Doméstica dos EUA disse na segunda-feira que o Serviço Secreto prendeu Roman Valerevich Seleznev, de 30 anos, em 5 de julho por ilegalidades cometidas de 2009 a 2011.

A imprensa russa publicou reportagens dizendo que o homem preso pode ser o filho de um membro do parlamento, Valery Seleznev. O deputado disse à agência de notícias russa Itar-Tass que ele não foi capaz de falar com seu filho, mas acrescentou: "Esta é uma mentira monstruosa e um ato de provocação."

O homem foi apreendido em um aeroporto nas Maldivas, disse o Ministério de Relações Exteriores da Rússia.

"Consideramos isso como a mais recente ação de inimizade vinda de Washington", disse o ministério em seu website. "Essa não é a primeira vez que os EUA, ignorando um tratado bilateral... sobre assistência mútua em assuntos criminais, prosseguiram com o sequestro de um cidadão russo."

Roman Seleznev foi indiciado no Estado norte-americano de Washington em março de 2011 sobre acusações de fraude bancária, por causar danos a um computador protegido, obter informações de um computador protegido e falsidade ideológica, disse a agência dos EUA em comunicado.

O processo disse que Seleznev invadiu websites gerenciados pela Phoenix Zoo e também de muitos outros pequenos restaurantes e casas de entretenimento no país.

As relações entre EUA e Rússia estão no nível mais baixo desde a Guerra Fria durante o terceiro mandato de Vladimir Putin no governo russo, com os antigos rivais divididos sobre os conflitos na Síria e na Ucrânia, assim como em questões de direitos humanos, democracia e defesa nacional.

(Por Doina Chiacu e Julia Edwards; Reportagem adicional de Alessandra Prentice)

 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaHackersINFORússiaseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony