Tecnologia

NASA relembra resgate dos 33 mineiros chilenos 1 ano depois

A agência espacial colaborou no episódio enviando uma equipe de especialistas ao país

Especialistas ofereceram aos mineiros sua experiência em treinamento de astronautas, que são acostumados a se adequar a espaços muito pequenos nas missões espaciais (AFP)

Especialistas ofereceram aos mineiros sua experiência em treinamento de astronautas, que são acostumados a se adequar a espaços muito pequenos nas missões espaciais (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 21h42.

Washington - A NASA relembrou nesta sexta-feira o conhecido episódio envolvendo os 33 mineiros que ficaram durante 70 dias presos a 700 metros de profundidade em uma mina no norte do Chile, e que foram resgatados há exatamente um ano.

A agência espacial americana exaltou que em um dia como esta sexta o Chile celebre o resgate do último dos 33 mineiros que ficaram presos em uma mina de cobre na província de Copiapó.

Para resgatar os mineiros e mantê-los em boas condições até o retorno à superfície, o Governo chileno pediu assessoria da NASA, que enviou uma equipe de especialistas ao país.

Liderada por Michael Duncan, ex-diretor adjunto do Centro Médico do Centro Espacial Johnson em Houston (Texas), a equipe contava com o psicólogo Albert Holland e o também médico James Polk, ambos do Centro Espacial Johnson. O engenheiro Clint Cragg, do centro de Segurança e Engenharia do Centro de Pesquisa Langley, também foi convocado para fazer parte da equipe de resgate.

Os especialistas ofereceram sua experiência em treinamento de astronautas, que são acostumados a se adequar a espaços muito pequenos nas missões espaciais, além de assistência psicológica e conselhos para manter os mineiros em boas condições.


O engenheiro Cragg também consultou mais de 20 companheiros de Langley para ajudar a projetar a cápsula de resgate "Phoenix", que resgatou um por um os 33 mineiros. A NASA enviou mais de 50 recomendações para o desenvolvimento da cápsula, como acrescentar capas às roldanas que ajudavam a puxar a cápsula como se fosse um elevador. A medida foi adotada para reduzir o atrito e evitar que ela ficasse presa em sua ascensão.

"Fomos capazes de levar à superfície e debaixo dela o conhecimento que adquirimos no espaço, para ajudar as pessoas aqui na Terra", afirmou Duncan em comunicado ao se lembrar da façanha de sua equipe.

A agência espacial americana também recomendou que tanto os mineiros como suas famílias voltassem à normalidade depois do resgate, que, por sinal, foi transmitido ao vivo em todo o mundo.

A equipe de especialistas da NASA, junto com outros representantes de empresas americanas que colaboraram no resgate, chegou a ser recebida pelo presidente Barack Obama em uma cerimônia na Casa Branca.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileNasa

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony