Tecnologia

Nokia investirá US$ 100 milhões para criar o carro do futuro

A parte da empresa finlandesa que não foi vendida à Microsoft irá investir em pesquisas para criar novas tecnologias que possam fazer parte dos carros do futuro


	Nokia irá investir 100 milhões de dólares para descobrir o carro do futuro
 (Henrik Kettunen/Bloomberg)

Nokia irá investir 100 milhões de dólares para descobrir o carro do futuro (Henrik Kettunen/Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 5 de maio de 2014 às 11h03.

São Paulo – A Nokia anunciou que irá investir 100 milhões de dólares (223 milhões de reais) em pesquisas relacionadas a carros inteligentes e conectados. As pesquisas serão financiadas pela Nokia, mas realizadas por outras empresas ou órgãos que trabalhem na área.

De acordo com a Nokia, o objetivo é “identificar e investir em companhias cujas inovações serão importantes para um mundo conectado e com carros inteligentes”.

A Nokia já atua no mercado com o Here, um serviço de mapas inteligentes.

O anúncio da Nokia vem apenas alguns dias depois que parte da empresa passou ao controle da Microsoft. A divisão de aparelhos (com smartphones e tablets) passou ao controle da empresa americana na semana passada, depois de uma compra de 7,2 bilhões de dólares.

A competição por carros inteligentes vem aumentando e mostrando que ele pode ser um setor importante no futuro. O Google, por exemplo, parece estar alcançando certo êxito com seus carros que se dirigem.

A briga pelo espaço interno do carro também vem esquentando. A própria Microsoft mostrou sua versão de Windows para rodar dentro de automóveis. A empresa já atua nessa área com o Ford Sync, uma tenologia conectada desenvolvida pela Microsoft com o Windows como base e embarcada em carros da montadora Ford.

Outro participante nessa corrida é a Apple, que recentemente apresentou o CarPlay, uma versão de iOS para carros, que já tem montadoras parceiras, como Mercedes-Benz e Ford.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros high techEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInovaçãoMicrosoftNokiaTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

Big Techs vão pagar bilhões por dados de usuários: startup com tese revolucionária chega à vida real

Mesmo superando expectativas de receita, Intel tem perda de US$ 2,9 bilhões no segundo trimestre

Apagão do Musk: Starlink tem falha na rede e deixa milhares de usuários sem internet

Apple lança prévia do iOS 26, maior reformulação do iPhone desde 2013