Tecnologia

O que esperar do novo iPhone 12? Saiba como assistir ao lançamento

Apple anuncia novos iPhone 12 nesta terça, com poucos detalhes ainda conhecidos e muita expectativa.

iPhone 11: Apple lançou aparelhos com pegada mais profissional em 2019 e deve manter tendência este ano. (Apple/EXAME/Reprodução)

iPhone 11: Apple lançou aparelhos com pegada mais profissional em 2019 e deve manter tendência este ano. (Apple/EXAME/Reprodução)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 13 de outubro de 2020 às 06h00.

Última atualização em 13 de outubro de 2020 às 09h20.

Um dos principais, e úlltimos, lançamentos do mercado de smartphone acontece nesta terça-feira, 12. A Apple tem um evento marcado às 14h, em que deve apresentar a nova versão do iPhone, o principal produto da empresa.

Pouco se sabe oficialmente sobre a nova linha dos aparelhos, mas acredita-se que a linha contará com conexão à 5G pela primeira vez — o convite da empresa trazia a frase "alô, velocidade", o que deixou margem para acreditar na chegada da tecnologia mais veloz de telecomunicações. Um novo superprocessador, de fabricação da própria Apple, também é esperado.

De acordo com vazamentos prévios, é possível que a Apple apresente até quatro modelos de iPhone nesta terça: o iPhone 12, dois modelos para profissionais (iPhone 12 Pro e 12 Pro Max, na linha do antecessor) e uma versão Mini, que deve ser de tamanho similar ao iPhone SE, mas sem o botão "Home". É esperado que todas as versões tenham tela Super Retina XDR, uma versão que apenas estava nos modelos profissionais de 2019. O design deve voltar alguns anos, com bordas mais quadradas, a exemplo dos iPhone 5 e 5s.

A chegada da tecnologia de carregamento USB-C também é esperada. Atualmente, a Apple apenas utiliza essas entradas nos novos iPad Air e nos iPad Pro. No ano passado, a empresa enviou aparelhos com entrada USB-C apenas para a entrada do adaptador que vai à tomada — um artefato que, muitos dizem, não virá junto do aparelho. Os fones de ouvido também têm presença questionada. Apesar disso, alguns vazamentos recentes apontam que o aparelho ganhará nova tecnologia de Zoom e melhora na qualidade da câmera.

É verdade que o lançamento do iPhone já foi mais importante para o mercado e até para a própria Apple: ele foi o smartphone que desenhou nossa interação com os computadores e teve participação ativa na revolução causada por aparelhos inteligentes e lojas de aplicativos na última década. Ele também já representou uma parcela mais significativa das vendas da Apple.

Hoje, ele é responsável por 44,2% do faturamento da empresa (dados do último trimestre, quando o aparelho teve vendas de 26,4 bilhões de doláres) e outros smartphones Android disputam os holofotes como lançamentos importantes. A empresa ainda pode surpreender, no entanto, tanto em termos técnicos, quanto no preço dos novos aparelho: em 2019 os aparelhos vieram com um valor abaixo dos lançamentos de 2018. A ver se essa tendência se mantém.

Onde e como assistir?

O evento será transmitido pelo site oficial da Apple e deve começar às 14h. Acompanhe também a nossa cobertura na EXAME.

Acompanhe tudo sobre:AppleExame HojeiPhoneSmartphones

Mais de Tecnologia

Como será o TikTok feito só para os Estados Unidos?

Junto de um novo TikTok, ByteDance planeja CapCut exclusivo para usuários dos EUA

Epic Games encerra disputa com Samsung em processo antitruste, mas Google segue como réu

Jack Dorsey, fundador do Twitter, lança rival do WhatsApp