Tecnologia

Reino Unido terá rede 4G em 2013

A conexão 4G padrão será 3.3 vezes (230%) mais eficiente no espectro que as atuais conexões 3G

Os britânicos estão usando mais seus celulares para redes sociais, localização, e-mail e visualizações de vídeo em streaming (WIKIMEDIA COMMONS)

Os britânicos estão usando mais seus celulares para redes sociais, localização, e-mail e visualizações de vídeo em streaming (WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2011 às 23h35.

São Paulo - Britânicos receberão conexão 4G em 2013. Mas pesquisa da Ofcom, autoridade reguladora das telecomunicações no Reino Unido, alerta: capacidade extra no espectro será essencial.

A pesquisa revelou que, inicialmente, a conexão 4G padrão será 3.3 vezes (230%) mais eficiente no espectro que as atuais conexões 3G. “Para contextualizar, um usuário com conexão 4G poderá fazer download de vídeos em aproximadamente um terço de tempo em que isso é feito hoje”, disse Dr. Stephen Unger, chefe de tecnologia da Ofcom.

Como os britânicos estão usando mais seus celulares para redes sociais, localização, e-mail e visualizações de vídeo em streaming, a Ofcom reconhece que, mesmo com o ganho de eficiência do espectro, talvez não seja possível sustentar o aumento da demanda. Por isso, estudos de “topologia” – a composição dos transmissores que fornecem o sinal de rede - serão cada vez mais importantes para o conhecimento da demanda em áreas densamente povoadas.

Para Bem Roome, da companhia de telecounicação Nokia Siemens Networks, não se trata apenas de velocidade. Ele explica que o problema com 3G é a latência – existe uma longa “conversa” entre seu dispositivo e a rede quando você tenta fazer algo. “A diferença é que com 4G a latência será muito menor.” Roome acrescentou que muitos países já têm redes 4G em funcionamento e com usuários experimentando melhores performances com a conexão.

No início desta semana, a Ofcom convocou usuários de celular que já receberam contas com o valor mais alto que o esperado. A reguladora também está de olho nas cobranças para descobrir se os provedores do serviço estão alertando seus clientes sobre os custos. Só no último ano, a Ofcom registrou que 6% dos usuários de celular já receberam uma conta mais alta que a prevista. Desses, mais da metade já teve que pagar mais de 100 libras além do valor esperado.

Acompanhe tudo sobre:4GEuropaPaíses ricosReino UnidoTecnologias sem fioTelefonia

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony