Tecnologia

Relógios inteligentes prometem roubar a cena em feira de eletrônicos

Berlim - Relógios inteligentes pareciam prontos para roubar a cena na feira de eletrônicos de consumo IFA, uma das maiores do mundo, que será inaugurada nesta quarta-feira...

galaxygear (Reprodução/Venture Beat)

galaxygear (Reprodução/Venture Beat)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2013 às 08h58.

Berlim - Relógios inteligentes pareciam prontos para roubar a cena na feira de eletrônicos de consumo IFA, uma das maiores do mundo, que será inaugurada nesta quarta-feira em Berlim, desbancando os smartphones e tablets.

"Uma das maiores tendências de produtos e tópicos da IFA este ano são os relógios inteligentes (ou 'smart watches')", afirmou Annette Zimmermann, analista da consultoria de tecnologia Gartner.

A gigante sul-coreana Samsung dará o tom mais uma vez, já que sua concorrente, a americana Apple, tradicionalmente não costuma exibir seus produtos em feiras internacionais de eletrônica.

E a Samsung, que já domina o mercado de 'smartphones', deve apresentar seu esperado relógio Galaxy Gear na quarta-feira, desbancando a Apple em um grande evento de lançamento de produto.

A abertura da edição deste ano da IFA foi ofuscada por uma guerra de patentes entre as duas grandes rivais, com a Apple conseguindo uma importante vitória legal sobre a Samsung.

Mas desta vez, a inovação será o campo de batalha, e aqui a sul-coreana está um passo à frente. Depois de meses de rumores, a Samsung lançará seu relógio inteligente, enquanto informes sugerem que o "iWatch", da Apple, ainda está sendo fabricado em Taiwan.

[quebra]

Com esta vantagem, a Samsung tem atiçado a cobiça dos consumidores por vários dias. Na semana passada, o diretor de negócios móveis do grupo, Lee Young-hee, confirmou o lançamento do Galaxy Gear ao jornal Korea Times.

"O novo dispositivo aumentará e enriquecerá a experiência móvel atual de muitas formas. Ele levará a uma nova tendência nas comunicações móveis inteligentes. Estamos confiantes de que o Gear vá adicionar uma força significativa à indústria móvel", disse Lee.

Depois dos smartphones e dos tablets, os computadores para vestir parecem prontos para ser o novo caminho da indústria de alta tecnologia.

No começo do ano, a gigante da internet Google ofereceu um aperitivo ao revelar um protótipo de óculos interativos conectados à internet. Fabricantes como Sony, Motorola e Casio também estão na fila para lançar relógios inteligentes.

Para Zimmermann, da Gartner, a "ultra-mobilidade" é um dos temas da edição deste ano da IFA. "Os usuários hoje têm fortes necessidades de mobilidade e portabilidade e os vendedores estão tentando atendê-las", explicou a consultora. Acessar e-mails, redes sociais e fotos está se tornando indispensável.

Os chamados "phablets", dispositivos que estão no meio do caminho entre os telefones e os tablets, também estão chamando atenção, e tablets híbridos ou "smart PCs", que combinam tela sensível ao toque e o teclado de um laptop, já tinham causado sensação no ano passado.

[quebra]

No campo dos dispositivos eletrônicos domésticos, a última palavra é o ultra-HD - telas de TV com quatro vezes a resolução dos dispositivos Full HD. No ano passado, a TV 3D foi a grande novidade.

Mesmo que muitos dispositivos 'hi-tech' nunca cheguem a se estabelecer no mercado, os produtos eletrônicos despertam um "fascínio inacreditável", afirmou Christian Goeke, diretor da Messe Berlin, que opera o centro de exposições.

A área de exposição da feira IFA aumentou este ano 2% com relação ao ano anterior, para 145.000 metros quadrados. No ano passado, o evento atraiu um total de 240 mil visitantes.

A IFA é a correspondente europeia da Feira Internacional de Eletrônica de Consumo (CES), realizada anualmente no mês de janeiro em Las Vegas, e estabelece tendências de presentes para os presentes da temporada de festas natalinas.

Embora os telefones e os aparelhos de TV sejam, de longe, as maiores atrações para os visitantes, a IFA também é uma vitrine para produtos domésticos, como refrigeradores, máquinas de café e sofisticados fogões de mesa de cerâmica.

A feira é aberta à imprensa na quarta e na quinta-feira, mas o público poderá admirar as maravilhas tecnológicas entre sexta e quarta-feira da próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFORelógiosSamsung

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda