Tecnologia

RIM vai vender aplicativos do Android para o Blackberry

A RIM vai liberar, em breve, o programa que vai rodar aplicativos do Android no Blackberry. Títulos criados para o sistema do Google serão vendidos na loja da RIM

O tablet Blackberry PlayBook deve ser o primeiro produto da RIM a rodar aplicativos do Android  (Justin Sullivan/Getty Images)

O tablet Blackberry PlayBook deve ser o primeiro produto da RIM a rodar aplicativos do Android (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 20h46.

São Paulo -- Em breve, os usuários de Blackberry poderão usar aplicativos do Android. A RIM desenvolveu um player para software do sistema operacional da Google na versão 2.3. O player roda na plataforma QNX, utilizada hoje no tablet Playbook da RIM, mas que será estendida no futuro para smartphones da fabricante canadense.

A App World, loja de aplicativos da RIM, disponibilizará o player (na verdade um emulador que cria uma camada de compatibilidade com o Android) em breve e abrirá espaço para a venda de aplicativos Android. "Tal como há títulos em Flash ou em HTML5, a App World terá aplicativos no padrão do Android", afirmou o vice-presidente de software da RIM, Alan Panezic, presente no seminário Movilforum, nesta terça-feira, 24, no Rio de Janeiro. O executivo ressaltou, contudo, que a RIM não tem planos para lançar smartphones com sistema operacional Android, ao menos oficialmente.

Blackberry Balance

Outra novidade nos próximos meses será a solução Blackberry Balance, cujo objetivo é prover dois graus diferentes de segurança dentro dos terminais da RIM: um genérico e outro mais robusto, para aplicações corporativas. Segundo Panezic, o usuário corporativo também quer ter acesso a entretenimento em seus smartphones. "Não existe mais aquela barreira clara entre o usuário corporativo e o consumidor final. Todo mundo quer poder se divertir com seus celulares", avalia.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsBlackBerryEmpresasGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony