Tecnologia

Rússia pede a Twitter que bloqueie dezenas de contas

O governo russo considera as contas "extremistas"


	Homem usando Twitter no smartphone
 (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Homem usando Twitter no smartphone (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2014 às 21h51.

Moscou - A Rússia pediu ao Twitter na segunda-feira que bloqueie o acesso a uma dezena de contas que considera ser "extremista", disse o chefe da agência reguladora de telecomunicações do país, enquantou Moscou busca maior controle sobre os sites de Internet baseados além de suas fronteiras.

O pedido para bloqueio foi feito pelo chefe da agência de vigilância de comunicações Roskomnadzor, Alexander Zharov, em um encontro com Colin Crowell, o chefe de políticas públicas global do Twitter, quando os dois discutiram novos regulamentos da Internet.

Após as conversas, Zharov foi citado pelas agências russas de notícias Itar-Tass como dizendo: "Não importa onde o blog foi registrado...Espero que essas contas sejam apagadas o mais rápido possível." O relatório não identificou as contas do Twitter em questão.

No mês passado, o Twitter bloqueou o acesso na Rússia para uma conta vinculada a um grupo nacionalista ucraniano de extrema-direita, dias depois de um funcionário do regulador ameaçar cortar o site de micro-blogging completamente se não cumprisse as novas regras que permitem que o governo proíba sites sem uma ordem judicial.

O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, negou na época que havia qualquer plano para encerrar Twitter.

Um porta-voz para o Twitter, Nu Wexler, confirmou que a reunião de segunda-feira havia ocorrido, para discutir a nova legislação, mas disse que não tinha concordado em bloquear quaisquer novas contas na Rússia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEuropaInternetRedes sociaisRússiaTelecomunicaçõesTwitter

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony