Tecnologia

Software antivírus, Avast é alvo de ataque digital

A empresa disse em comunicado que encontrou comportamento suspeito em sua rede em 23 de setembro e abriu uma investigação sobre o ocorrido

Avast: empresa que atua com segurança digital foi alvo de hackers (David W Cerny/Reuters)

Avast: empresa que atua com segurança digital foi alvo de hackers (David W Cerny/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de outubro de 2019 às 13h39.

Praga — A Avast e o serviço de contra-inteligência tcheco BIS disseram nesta segunda-feira (21) que detectaram um ataque contra a empresa de software de segurança e que o BIS suspeita ter vindo da China.

A Avast disse em comunicado que encontrou comportamento suspeito em sua rede em 23 de setembro e abriu uma investigação envolvendo o BIS e a polícia tcheca, juntamente com uma equipe forense externa.

O BIS afirmou em comunicado que - com a contribuição de parceiros estrangeiros - detectou uma ameaça aos produtos da Avast, uma empresa fundada na República Tcheca.

"Tudo, desde a análise de dados até o momento, sugere que o ataque veio da China, com a intenção de assumir o controle da popular ferramenta de otimização CCleaner, e também através dos computadores dos usuários", afirmou o BIS em comunicado.

A Avast, no entanto, disse que não sabia quem estava por trás do ataque.

A vice-presidente de segurança da informação, Jaya Baloo, disse que o invasor, usando credenciais comprometidas por meio de um perfil de VPN temporário, acessou com sucesso sua rede. Houve várias tentativas entre 14 de maio e 4 de outubro, disse Baloo.

A empresa afirmou ter verificado que não foram feitas alterações maliciosas nas versões anteriores do software e que parou a implementação de novas atualizações. Também enviou uma atualização limpa do produto aos usuários em 15 de outubro e revogou um certificado anterior.

"Tendo tomado todas essas precauções, estamos confiantes em dizer que os usuários do CCleaner estão protegidos e não serão afetados", disse a Avast.

"Está claro que essa foi uma tentativa extremamente sofisticada contra nós, que não pretendia deixar vestígios do invasor ou de seus propósitos, e que ele estava agindo com cautela excepcional para não ser detectado."

Acompanhe tudo sobre:AntivírusHackersSoftware

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony