Tecnologia

Sony anuncia TVs que imitam cérebro humano para criar imagens realistas

Novos televisores da companhia utilizam inteligência artificial para melhorar imagens; empresa lançou também seu próprio streaming de vídeo

Sony: a tecnologia Cognitive Processo XR estará presente em televisores da linha Bravia XR da companhia (Sony/Divulgação)

Sony: a tecnologia Cognitive Processo XR estará presente em televisores da linha Bravia XR da companhia (Sony/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 8 de janeiro de 2021 às 13h38.

Última atualização em 8 de janeiro de 2021 às 14h21.

A fabricante japonesa Sony apresentou novas TVs que usam uma tecnologia de inteligência artificial para imitar a forma como o cérebro humano reconhece imagens para criar imagens realistas. A novidade foi apresentada poucos dias antes da CES, o maior evento de tecnologia do mundo, que começa na próxima segunda-feira e será transmitido via internet.

Os televisores contam com um processador que, junto ao algoritmo de inteligência artificial da Sony, pode processar imagens de forma similar ao cérebro humano. Com isso, o resultado é uma melhoria na experiência de visualização de cenas, segundo a fabricante.

A nova tecnologia é chamada de Cognitive Processor XR e simula não apenas a forma de enxergar dos consumidores, como também a maneira de ouvir sons. Para as imagens, a Sony explica que a inteligência artificial melhora imagens com base em pontos que o cérebro humano foca ao reconhecer uma cena, depois de ter visualizado a imagem como um todo.

"A intenção da Sony é inovar constantemente na tecnologia de TV para oferecer uma experiência de visualização cada vez mais envolvente", afirmou Masaomi Ando, chefe de negócios de TV da Sony Europa, na apresentação.

A tecnologia Cognitive Processo XR estará presente em televisores da linha Bravia XR da companhia.

Streaming

A Sony apresentou também um novo serviço de streaming chamado Bravia Core, que será exclusivo para seus televisores e terá conteúdos da Sony Pictures Entertainment.

Recentemente, a Samsung também anunciou seu próprio serviço de streaming, chamado TV Plus, que chegará aos smartphones neste ano.

Sony no Brasil

Em 2020, a Sony anunciou o fechamento da sua fábrica no Brasil. A empresa permanece vendendo o console PlayStation 5. Em meados de 2021, a venda e a distribuição de segmentos como TVs, áudio e câmeras serão encerradas.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialSonyTelevisão

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC