Tecnologia

Suposto criador do Bitcoin afirma não ter internet em casa

Em declaração, Satoshi Nakamoto nega a reportagem da Newsweek e diz que nunca tinha ouvido falar em Bitcoin até o mês passado

Bitcoin (Getty Images)

Bitcoin (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2014 às 08h33.

Dorian Satoshi Nakamoto, o homem que a revista americana Newsweek apontou como o criador do Bitcoin, contratou um advogado para tentar limpar seu nome. Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, Nakamoto negou enfaticamente qualquer conexão com a moeda virtual. "Eu não criei, inventei ou muito menos trabalhei no Bitcoin", afirmou. "Eu nego incondicionalmente a reportagem da Newsweek".

Na sua carta — a "última declaração pública" de Nakamoto sobre o assunto — ele reitera que nunca ouviu falar do Bitcoin até que a repórter Leah McGrath começou a questionar seu filho sobre a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto. A matéria da Newsweek deu destaque ao passado de Nakamoto na engenharia, uma evidência que ele teria sido o criador da moeda virtual. Nakamoto admite que possui "a capacidade de programar", mas insiste que não tem familiaridade com criptografia, sistemas P2P e moedas alternativas, habilidades que o criador do Bitcoin precisaria ter.

A declaração também tenta desacreditar outra prova levantada pela Newsweek: uma longa lacuna no histórico profissional de Nakamoto, que supostamente seria o tempo utilizado para criar a moeda virtual. Ele afirma que não conseguiu encontrar emprego nos últimos 10 anos, o que o obrigou a fazer bicos como pesquisador, professor substituto e peão de obras. Nakamoto inclusive afirma que foi obrigado a cancelar seu serviço de internet por falta de pagamento, no ano passado.

Nakamoto afirma que a reportagem da Newsweek gerou "confusão e stress" para toda sua família, causada pela procura da imprensa, que começou a ir atrás de Nakamoto depois que a reportagem foi publicada. Mas ele agradece o apoio que recebeu pela internet. A Newsweek reafirma que a reportagem é absolutamente verdadeira, mas ainda não comentou a declaração de Nakamoto.  

Acompanhe tudo sobre:BitcoinINFO

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony