Tecnologia

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas

O primeiro lançamento comercial está previsto para 2026, em Los Angeles, Califórnia

Janaina Camargo
Janaina Camargo

Redatora na Exame

Publicado em 24 de abril de 2025 às 17h26.

A Uber e a Volkswagen Group of America, subsidiária da Volkswagen, anunciaram nesta quinta-feira, 24, uma parceria inovadora: as empresas pretendem lançar em até 10 anos uma frota de veículos elétricos e autônomos nos Estados Unidos.

Com operadores humanos nas fases iniciais, os testes começam ainda neste ano. As empresas informaram que cada etapa depende de aprovação regulatória e só será realizada apenas após a autorização necessária. O primeiro lançamento comercial está previsto para 2026 em Los Angeles, Califórnia.

Uma fonte ouvida pelo TechCrunch afirmou que a frota de veículos autônomos contará com operadores de segurança humanos ao volante até se tornarem totalmente autônomos - isso em 2027.

No processo, a MOIA, marca de mobilidade autônoma da Volkswagen, vai fornecer sua solução integrada para a direção autônoma, incluindo o ID. Buzz AD e um sistema baseado em software, para ser implementado na plataforma da Uber.

“A Volkswagen não é apenas uma fabricante de automóveis — estamos moldando o futuro da mobilidade, e nossa colaboração com a Uber acelera essa visão”, disse Christian Senger, CEO da Volkswagen Autonomous Mobility.

Senger completou dizendo que o que realmente os diferencia é a capacidade de unir o melhor dos dois mundos: "Expertise em fabricação em larga escala com tecnologia de ponta e um profundo conhecimento das necessidades de mobilidade urbana.”

Acompanhe tudo sobre:EmpresasUberVolkswagen

Mais de Tecnologia

Após queda do governo no Nepal, 145 mil pessoas discutem sucessão em chat no Discord

Prevista para esta sexta, pré-venda do iPhone Air é adiada na China por impasse sobre eSIM

Microsoft faz concessões e escapa de multa da União Europeia por Teams e Office

Zuckerberg vai à guerra: Meta entra em programa de óculos de combate do exército dos EUA