Tecnologia

Ubuntu rodará em tablets, smartphones e TVs

Empresa já vem discutindo parcerias com fabricantes de hardware há mais de 18 meses

Um fator que pode colaborar com o sucesso do Ubuntu é o fato do Google ter comprado a Motorola Mobility, que trouxe certo receio ao mercado. Ele seria uma alternativa ao Android (Reprodução)

Um fator que pode colaborar com o sucesso do Ubuntu é o fato do Google ter comprado a Motorola Mobility, que trouxe certo receio ao mercado. Ele seria uma alternativa ao Android (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 16h01.

São Paulo – O sistema operacional Ubuntu, baseado em Linux, já prepara sua entrada no mercado de tablets, smartphones e TVs inteligentes.

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, produtora do Ubuntu, afirmou em seu blog que a empresa já vem discutindo parcerias com fabricantes de hardware há mais de 18 meses.

Porém, segundo Shuttleworth, a Canonical continuará trabalhando na atualização do Ubuntu 12.04 até o mês de abril de 2012, e somente após esse período é que a empresa dará maior enfoque aos dispositivos móveis.

O executivo também afirmou que a nova interface do Ubuntu, a Unity, foi desenvolvida com esta visão de mobilidade em mente, para que criasse uma tecnologia coerente entre todos os dispositivos.

“Nós investimos no design e engenharia do Unity, motivados pelo pensamento de que interfaces para computadores poderiam convergir com plataformas móveis e touch futuramente. E hoje estamos convidando toda a comunidade Ubuntu para moldar essa possibilidade; em um mundo onde o Ubuntu rodará em telefones móveis, tablets, televisões e mesmo PCs, criando um mundo onde o conteúdo estará disponível entre todos os dispositivos”, apontou Shuttleworth.

Outro fator que pode colaborar com o sucesso do Ubuntu em múltiplas plataformas é o fato do Google ter comprado a Motorola Mobility, que trouxe certo receio ao mercado. Desta forma, o Ubuntu mobile seria uma alternativa ao Android para diversas empresas.

A Canonical deverá detalhar a ideia do Ubuntu em múltiplas plataformas na próxima semana, durante o evento para desenvolvedores Ubuntu Developer Summit. Espera-se que a primeira versão do sistema compatível com dispositivos móveis chegue em 2014, com a versão 14.04.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaSmartphonesSoftwareTablets

Mais de Tecnologia

Como prever o consumo? A resposta será revelada no Scanntech (In) Motion 2025

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência