O programa, chamado “Waymo para Empresas”, é direcionado a empregadores e universidades (Google/Divulgação)
Redatora
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 05h38.
A Waymo, unidade de veículos autônomos da Alphabet, dona do Google, lançou um novo serviço para empresas interessadas em oferecer transporte a funcionários e convidados em seus robotáxis. A iniciativa busca ampliar a base de usuários e aumentar a utilização da frota em operação, segundo a Bloomberg.
O programa, chamado “Waymo para Empresas”, é direcionado a empregadores, universidades e organizadores de eventos em São Francisco, Los Angeles e Phoenix — cidades onde a companhia já oferece corridas pagas por meio de seu aplicativo.
A plataforma permite que organizações gerenciem códigos de desconto, acompanhem viagens e planejem orçamentos, sem custos adicionais de adesão.
A Waymo informou que já testou o serviço com algumas companhias, incluindo a Carvana, que disponibilizou corridas para funcionários e convidados em seus eventos. O público corporativo é estratégico para o setor de transporte por aplicativo, já que deslocamentos para trabalho e estudo representam parcela significativa da demanda.
Dados da empresa mostram que um em cada seis passageiros nos três mercados atuais utiliza os robotáxis da Waymo para ir ao trabalho ou à escola. Em comparação, trajetos empresariais responderam por quase 30% das reservas da Uber e por mais de um terço das viagens da Lyft no início de 2024, segundo a Bloomberg.
Com a nova oferta, a empresa busca competir diretamente com rivais que já integram bases de empresas rivais, como Uber e Lyft.
A Waymo também tem expandido sua atuação com parcerias e novos produtos, incluindo ações para adolescentes e acordos para oferecer seus carros em plataformas como Uber, Lyft e Via Transportation para integrar seus veículos autônomos a outros aplicativos.