Tecnologia

'Wikipedia cubana' chama Yoani Sánchez de 'cibermercenária'

Feita pela Juventude Comunista da ilha, a enciclopédia digital EcuRed acusa ainda a blogueira de ter ligação com o governo americano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2013 às 06h44.

Havana - A enciclopédia digital EcuRed, conhecida como Wikipedia cubana e operada pela Juventude Comunista de Cuba, incluiu em suas páginas o nome da blogueira opositora Yoani Sánchez, a quem classifica como "cibermercenária" vinculada ao governo dos Estados Unidos.

"Yoani Sánchez. Cibermercenária e blogueira cubana, que, em abril de 2007, começou a escrever o blog 'Generación Y'", que "foi promovido quase imediatamente (...) em vários jornais do mundo", assinala a EcuRed, que inclui uma foto de Sánchez.

A enciclopédia, apresentada em 2010 pelo Joven Club, entidade da União de Jovens Comunistas, destaca que Sánchez "está estreitamente vinculada às (opositoras) Damas de Branco e à Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana".

É pouco comum que a mídia da ilha, assim como a imprensa sob controle do Estado, proporcionem informações sobre a dissidência local, mas a EcuRed inclui em suas páginas, além de Sánchez, alguns opositores, como o ciberjornalista Guillermo Fariñas e as Damas de Branco.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaInternetPolíticosWikipediaYoani Sánchez

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony