Tecnologia

YouTube atrasa lançamento de novo serviço de streaming de música, diz site

Informações vêm da Billboard; motivos envolveriam o aperfeiçoamento do produto, e lançamento seria adiado para o segundo trimestre deste ano

djyoutube (Getty Images)

djyoutube (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2014 às 11h26.

Supostamente planejado para o final do ano passado, o serviço de streaming de música do YouTube deve ser lançado apenas no segundo semestre ou além. As informações são da Billboard, que cita fontes ligadas ao assunto e coloca entre os motivos para o atraso o aperfeiçoamento do produto.

O serviço do YouTube deverá seguir os moldes de eventuais concorrentes, como o Spotify e o Deezer. Ou seja, um modelo de assinatura com mensalidades, acervo gigante e crecurso para criar listas de reprodução. Não há detalhes sobre aplicativos para smartphones e nem um nome para o produto, mas a Billboard cita 10 dólares/mês (ou 5 dólares mensais, com anúncios) como um possível preço.

Atualmente, a rede de vídeos do Google é a fonte principal de músicas para jovens entre 12 e 24 anos, de acordo com uma pesquisa mencionada pelo site – 83% desse público afirma descobrir novos sons pelo YouTube. E nada de videoclipes: as canções mais ouvidas são as que vêm acompanhadas apenas da capa do álbum, estática.

No entanto, não é só a enorme biblioteca que serve como chamariz para os usuários – o conteúdo gratuito é outro ponto importante. Justamente por isso, há dúvidas sobre a viabilidade de um sistema pago que daria acesso a um acervo similar, mesmo que traga como adicional algumas funcionalidades típicas de serviços de streaming.

O Google, no entanto, parece disposto a apostar, e assinou em maio do ano passado contratos com a Universal Music e com a Sony, dois dos maiores estúdios norte-americanos. É claro, isso não significa superar a concorrência imediatamente, mas o eventual novo serviço deverá nascer já quase no mesmo patamar dos rivais em termos de acervo – e, possivelmente, também em recursos e usabilidade.

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetYouTube

Mais de Tecnologia

Como prever o consumo? A resposta será revelada no Scanntech (In) Motion 2025

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência