26 de junho de 2025 às 16:42
Visando aumentar a ambição rumo à COP30 no Brasil, o Rio de Janeiro foi escolhido para ser palco de uma série de encontros de 3 a 5 de novembro.
Dias antes da Conferência de Mudanças Climáticas da ONU em Belém do Pará, a capital carioca sedia o Fórum de Líderes Locais para impulsionar a ação climática local e reúne centenas de prefeitos, governadores e líderes subnacionais de todo o mundo.
Após os três dias, a delegação viaja para Belém para conectar as discussões e formular uma agenda ambiciosa e colaborativa.
O anúncio foi feito pela presidência da COP30 e a Bloomberg Philanthropies durante a Semana de Clima de Londres e representa uma estratégia inovadora para colocar a liderança local no centro para a implementação e progresso global do Acordo de Paris.
A inspiração veio da COP28 em Dubai, quando um fórum reuniu 500 líderes de mais de 60 países e mobilizou quase US$ 470 milhões para ação climática. Desde então, mais de 70 países – representando 33% da população global – prometeram parcerias com governos locais para cumprir metas
"Enquanto nos preparamos para a COP no coração da Amazônia, somos inspirados pelo espírito de mutirão — um esforço coletivo onde cada voz e cada nível de governança contribuem para um objetivo comum", destacou o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da conferência.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou a importância histórica do evento e disse que será a oportunidade mais significativa para os governos de cada região levarem suas vozes e ajudarem a definir uma agenda ambiciosa para combater a crise do clima.
O Fórum terá uma programação intensa focada em soluções práticas para um futuro mais sustentável e justo. Entre os encontros programados estão: Cúpula Mundial de prefeitos do C40 e premiações como a de líderes locais e o Earthshot Prize.
As cidades se consolidam como protagonistas da luta contra as mudanças climáticas. "Para atingir as metas do Acordo de Paris, as nações devem fazer mais e mais rápido – e cidades e estados estão liderando o caminho", observou Michael R. Bloomberg.
Dan Ioschpe, Campeão Climático da COP30 e que intermedia a pauta com a sociedade civil, ressaltou esta liderança. "Aqueles na Corrida para o Zero não estão apenas estabelecendo metas, mas estão lançando milhares de projetos climáticos", disse.