22 de julho de 2025 às 16:07
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, está na mira de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos vem criticando reiteiradamente Powell, chamando-o de "uma pessoa muito estúpida" por não reduzir as taxas de juros.
A possibilidade de que ele pudesse demitir o líder do banco central americano "em breve", como noticiado por diversos veículos de imprensa americana, fez os mercados tremerem nesta semana.
No melhor estilo Trump, ele veio a público para fazer o deixa-disso, dizendo que a demissão é "improvável", mas que "não descarta nada".
"A mudança vai acontecer em oito meses [...] temos muitas pessoas que querem esse emprego, e estou interessado somente em juros baixos", disse ele.
A ideia de um presidente destituir o chefe do Fed carece de respaldo legal — a legislação federal estabelece que o presidente do Fed só pode ser removido "por justa causa". Mas fato é que Powell não terá vida longa, já que seu mandato termina em maio de 2026.
Trump já disse que "três ou quatro pessoas em mente" sucedê-lo no cargo. A pergunta agora é: quem deve assumir o comando do Fed a seguir?
Trump deixou claro que quer que o sucessor de Powell seja alguém favorável à redução das taxas de juros.
Entre os principais candidatos que vem sendo aventados pela mídia especializada internacional estão Kevin Hassett e Kevin Warsh despontam como os principais nomes.
Scott Bessent atua como conselheiro no processo de escolha — mas pode acabar sendo o escolhido caso os demais não causem boa impressão. Já Christopher Waller é visto como o azarão.