23 de julho de 2025 às 17:55
A Vale (VALE3) divulgou, na noite desta terça-feira, 22, sua prévia operacional e, assim como esperado pelo mercado, reportou aumento da produção do minério de ferro – mas queda nas vendas – o que não gerou grandes surpresas no mercado.
A produção surpreendeu e veio levemente acima das expectativas do BTG Pactual, em 2%, o que reflete uma recuperação sazonal em relação ao primeiro trimestre e coloca a companhia no caminho para atingir sua meta de produção anual de 325 a 335 milhões de toneladas.
Apesar da estratégia da Vale em migrar de produtos mais elaborados e custosos para focar em produtos de custo mais baixo, a queda nos embarques do minério de ferro e o recuo nos preços praticados por tonelada evidenciam uma demanda fraca por minérios de maior qualidade.
“A queda nas pelotas reflete a estratégia da Vale de priorizar a venda de pellet feed em vez do produto acabado”, afirma Leonardo Correa e Marcelo Arazi, do BTG, em relatório.
Para a XP, os números foram neutros – reforçando também a mudança no mix de portfólio para produtos de menor valor agregado.